FILOSOFIA
Contribuir, de forma afetiva, com o desenvolvimento integral da criança, respeitando suas particularidades e seus direitos de brincar, de ampliar o conhecimento e de participar de diferentes práticas sociais.
O trabalho pedagógico da escola baseia-se nos documentos oficiais para a Educação Infantil Brasileira, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2017).
Temos várias inspirações teóricas que nos elucidam e sustentam as nossas práticas, são pesquisadores e autores que dão à Educação Infantil a importância que ela merece: Malaguzzi, Emmi Pikler, Piaget, Wallon, Winnicott, Paulo Fochi, Maria Carmem Barbosa.
O trabalho pedagógico está apoiado em nossos 5 pilares, os quais representam o que a criança pode ser em nossa escola:
Contribuir, de forma afetiva, com o desenvolvimento integral da criança, respeitando suas particularidades e seus direitos de brincar, de ampliar o conhecimento e de participar de diferentes práticas sociais.
O trabalho pedagógico da escola baseia-se nos documentos oficiais para a Educação Infantil Brasileira, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2017).
Temos várias inspirações teóricas que nos elucidam e sustentam as nossas práticas, são pesquisadores e autores que dão à Educação Infantil a importância que ela merece: Malaguzzi, Emmi Pikler, Piaget, Wallon, Winnicott, Paulo Fochi, Maria Carmem Barbosa.
O trabalho pedagógico está apoiado em nossos 5 pilares, os quais representam o que a criança pode ser em nossa escola:
Livre para se expressar
Através da expressão a criança canta, brinca, dramatiza, exterioriza todos os seus sentimentos e pensamentos no papel, na areia, no chão, na parede, ou seja em qualquer lugar onde possa se sentir livre, criando um universo só seu. Aprende noções de espaço, de tempo, quantidade, sequência e desenvolve sua linguagem oral e escrita. Suas criações, desde as mais simples às mais elaboradas, representam seu sentimentos e pensamentos, e produzem cultura infantil.
Através da expressão a criança canta, brinca, dramatiza, exterioriza todos os seus sentimentos e pensamentos no papel, na areia, no chão, na parede, ou seja em qualquer lugar onde possa se sentir livre, criando um universo só seu. Aprende noções de espaço, de tempo, quantidade, sequência e desenvolve sua linguagem oral e escrita. Suas criações, desde as mais simples às mais elaboradas, representam seu sentimentos e pensamentos, e produzem cultura infantil.
Ecológica e Consciente
As crianças devem criar uma relação de respeito com a natureza e compreender seu papel na sociedade sendo pessoas com atitudes ecologicamente corretas, contribuindo, assim, para um futuro promissor, um planeta mais humano e auto sustentável.
As crianças devem criar uma relação de respeito com a natureza e compreender seu papel na sociedade sendo pessoas com atitudes ecologicamente corretas, contribuindo, assim, para um futuro promissor, um planeta mais humano e auto sustentável.
Feliz e Respeitada
Toda criança tem o direito de ser feliz, de brincar, criar vínculos afetivos, ser cuidada, protegida e respeitada para se desenvolver de forma saudável e plena. O que faz a criança feliz é poder brincar, e brincar com outras crianças, desta forma a felicidade torna os mesmos mais sociáveis e altruístas, aumenta o seu amor por elas mesmas e pelos outros, melhora a sua capacidade de resolver conflitos e fortalece o seu sistema imunológico.
Toda criança tem o direito de ser feliz, de brincar, criar vínculos afetivos, ser cuidada, protegida e respeitada para se desenvolver de forma saudável e plena. O que faz a criança feliz é poder brincar, e brincar com outras crianças, desta forma a felicidade torna os mesmos mais sociáveis e altruístas, aumenta o seu amor por elas mesmas e pelos outros, melhora a sua capacidade de resolver conflitos e fortalece o seu sistema imunológico.
Inteligente e Autônoma
As crianças aprendem a ser autônomas através de pequenas atividades diárias, desde que tenham um ambiente propício para isso, maturidade corporal e segurança afetiva. Elas desejam crescer e querem demonstrar o que já sabem.
É importante proporcionar um ambiente adequado para os aprendizados e o desenvolvimento infantis, o que inclui parceria com as famílias, roupas adequadas, mobiliário adaptado e, especialmente, acolhimento afetivo.
As crianças aprendem a ser autônomas através de pequenas atividades diárias, desde que tenham um ambiente propício para isso, maturidade corporal e segurança afetiva. Elas desejam crescer e querem demonstrar o que já sabem.
É importante proporcionar um ambiente adequado para os aprendizados e o desenvolvimento infantis, o que inclui parceria com as famílias, roupas adequadas, mobiliário adaptado e, especialmente, acolhimento afetivo.
Saudável e Bem cuidada
Uma criança bem cuidada será uma adulto seguro e bem resolvido. Os bons cuidados para a criança capacitam suas inteligências, e não exigem nenhum recurso extraordinário, e sim, o tempo e a dedicação para com eles: o amor, afeição, atenção, proteção, incentivo ao brincar, explorar e aprender.
Uma criança só se desenvolve bem se estiver em um ambiente saudável: acolhedor e respeitoso; com alimentação adequada e boa nutrição e com espaço e tempo para realizar seu descanso, na medida de sua necessidade. As crianças saudáveis e bem-nutridas têm maior capacidade de aprender e mais energia e curiosidade para brincar e explorar o seu entorno.
Uma criança bem cuidada será uma adulto seguro e bem resolvido. Os bons cuidados para a criança capacitam suas inteligências, e não exigem nenhum recurso extraordinário, e sim, o tempo e a dedicação para com eles: o amor, afeição, atenção, proteção, incentivo ao brincar, explorar e aprender.
Uma criança só se desenvolve bem se estiver em um ambiente saudável: acolhedor e respeitoso; com alimentação adequada e boa nutrição e com espaço e tempo para realizar seu descanso, na medida de sua necessidade. As crianças saudáveis e bem-nutridas têm maior capacidade de aprender e mais energia e curiosidade para brincar e explorar o seu entorno.

